sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Os Passos para se obter uma Unção Dobrada

Os Passos para se obter uma Unção Dobrada
(1 Reis 19.18-21 ; Tg 4.8)

“Só receberemos a unção dobrada, quando descermos ao nível que Deus quer.”
No AT. A unção o Espírito Santo era dado por porção, em ocasiões especiais e a pessoas especiais. Neste texto encontramos Elizeu pedindo porção dobrada do Espírito que havia no profeta Elias. No NT o Espírito santo é derramado (n/porção) sobre toda a carne. (Jl. 2.28; At. 2.39). A vós a vossos filhos, aos que estão longe e a tantos quantos Deus nosso Senhor Chamar.

Deus havia mandado o Profeta Elias voltar pelo caminho para o deserto após sair da caverna. (1 Reis 19.13-18) e ungir a Hazael para ser Rei sobre a Síria, Jeú, filho de Ninsi para ser Rei sobre Israel, e a Elizeu filho de Safate, de Abel –meolá profeta em lugar dele.

Elias sai ao encontro de Elizeu e encontra-o trabalhando arando com 12 juntas de bois. Para ter 12 juntas de bois era sinal que ele tinha uma vida equilibrada, precisou abdicar-se de seus bens.
Elizeu despediu de seus pais, tomou a junta de bois e os imolou, fazendo um churrasco para todos. Esta atitude retrata a renuncia quanto a sua vida e atividades anteriores, passou a seguir o Profeta Elias e o servia. (Fl.3.13; Gn. 12; He 12.1). 

Quantos querem a unção dobrada mas não estão disposto a pagar o preço da renuncia dos negócios, família, prazeres, posição social, obedecer ao chamado do Mestre e submeter-se a Sua vontade. A dupla unção virá quando tivermos objetivos específicos. Para que? Ou com que finalidade estou pedindo?
No cap. 2 de 2 Reis, Elias começa uma viagem que culminaria em seu arrebatamento, mas Elizeu não o deixa um momento sequer. 
Vejamos:
1) 2 Reis 2.1: “Fica”  em Gilgal. O primeiro teste para Elizeu, porém ele não fica. Gilgal representa o lugar onde chegamos após ter passado pela experiência da Salvação. Muitos se sentem tão confortáveis neste lugar que não querem mais sair (Exemplo Igreja Primitiva) esquecem que Gilgal é apenas o início de nossa jornada Cristã. 

Não devemos nos conformar apenas com a primeira experiência, Deus tem ainda muito mais para nos revelar. (Jr.33.3; Is.45.2,3; Ef.3.20). Responder-te-ei eanunciar-te-ei, coisas grandes e ocultas e dar-te-ei os tesouros da escuridade e as riquezas encobertas.

2) 2 Reis 2.2,3: “Fica” em Betel. Elias e Elizeu foram a Betel.  Lugar de grandes conquistas e decisões, lugar onde o crente pode submeter-se e render-se a Deus. Betel significa “Casa de Deus” onde o crente morre para os seus próprios desejos. Foi o lugar onde Jacó lutou com um anjo e prevaleceu. Onde teve um sonho com uma escada cujo o topo chegava ao Céu. (Gn28.12.19). Para alguns Betel é sucesso, para outros é nada menos do que fracasso, mas não é em Betel (Igreja) que vamos encontrar a dupla unção.

3) 2 Reis 2.4,5: “Fica” aqui, pois o Senhor me enviou a Jericó.  Aqui está um momento de decisão, ficar em Betel ou retornar a gilgal ao princípio ou avançar e desfrutar das maiores bênçãos de Deus. Jericó é lugar de ação, de batalha, de grandes murralhas, mas também de grandes conquistas e vitórias.  Quando o crente chega a Jericó (mundo) há um confronto direto entre o crente e o inimigo, ele opõe-se ao crente atacando suas finanças através de problemas financeiros, seu corpo, enfermidades e suas emoções, traumas, desapontamentos, seus familiares , violência, desreipeito, confusão, desamor.

 É ali que temos que combater contra os demônios e toda a força do inferno. (Mt.16.18) Mas também ali e que entrará sem ação em nosso favor o Capitão do Exércitos Celestiais. Quando resolvemos sacrificar o nosso “EU” (Gl.2.19) o diabo surge fazendo grande oposição, mas estejamos certos que a Vitória é nossa e é garantida pelo Senhor dos Exércitos. (Rm. 8.31,37; 1 Co.15.57; Fl.4.13; 1 Jo.4.4). É neste ponto que satanáz procura nos distrair para que não recebamos a  unção dobrada, por que Ele sabe que um crente ungido pode desfazer as obras Dele. (Lc.4.18) Deus está sempre pronto a outorgar-nos este Poder para avançar-mos Vitoriosamente. (At.1.8; Lc.10.19).

4) 2 Reis 2.6-15: Jordão – “Aquele que desce” É aqui que Deus abre os nossos olhos e recebemos a visão espiritual. Foi no momento de luta quando estavam cercados é que o Profeta Elizeu orou para que Deus abrisse os olhos de seu moço Geazi. Há muitos crentes derrotistas e pessimistas, porém quando os olhos são abertos pelo o Senhor a história muda e o medo se transforma em coragem e nos tornamos Gigantes espirituais.

Foi ai que Elizeu ao ver Elias sendo Transladado, rasgou as suas vestes, desligando-se mais uma vez do passado e do velho homem, apanhou a Capa de Elias ( 2 Reis 2.8-13) e assumiu o posto de Profeta. (Só depois que Elias foi transladado, antes ele apenas seguia o Profeta Elias). Temos que crer na Palavra de Deus e entrar no Santo dos Santos como filhos de Deus e com ousadia.

Nós somos importantes e vitoriosos no Nome de Jesus e na Sua Palavra. Foi neste ponto (v.9), que o Profeta Elias para de dizer para Elizeu fica aqui mudando a expressão de uma ordem para uma pergunta. (vv.10-12) Pede-me o que queres que eu te faça? Elizeu sem titubiar pede porção dobrada do Espírito que havia no profeta Elias. 

Como ele seguiu os passos de Elias, recebe o que havia pedido e com a Capa de Elias realiza o primeiro milagre abrindo o Rio Jordão diante da Escola de Profetas , tornando-se o professor deles. Elizeu realizou o dobro dos milagres que Elias realizou, o ultimo milagre registrado em (II Reis 13.20,21) ele já estava morto. (tropas de moabitas).

Não procure ser igual a ninguém, seja você mesmo, porque para cada um Deus tem um projeto diferente. Procure sempre ser melhor, pois Deus quer te usar. Seja sábio peça sempre mais.
Que Deus te abençoe e que você entenda que a Unção de Deus quanto mais se busca, mais Ele tem para dar.
Pr. Daniel Rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário